Glossário Tokusatsu

Hellow there, folks.

Essa é primeira postagem de uma série será uma maneira de contextualizar o tokusatsu para quem não conhece o gênero.

Minha principal intenção é tornar mais acessível esse tipo de material e, quem sabe, angariar mais fãs na esperança de fazer o movimento crescer ainda mais em nosso vasto país.

Espero que se agradem da pequena matéria!

Jaa.

GLOSSÁRIO TOKUSATSU

Promessa de cosplayer é dívida, então já que desde 2008 estou prometendo fazer resenhas de Tokusatsu, agora que tudo está bem mais tranqüilo, eu posso começar.

Mas antes de começar, de fato e de direito, o melhor mesmo é explicar…

Afinal, o que é Tokusatsu?


Lição #1: Tokusatsu

Galerê! Todo mundo olha pra câmera e grita… Henshin!

Tokusatsu (特撮) é o termo japonês que é largamente utilizado para descreve os filmes live-action (ação ao vivo) ou as séries de televisão que normalmente retratam heróis e muitos efeitos especiais.

O próprio termo deriva do nome “efeitos especiais”; o nome surgiu da aglutinação da expressão tokushu satsuei (特殊撮影), que significa, literalmente, “fotografia especial”, utilizado para se referir aos efeitos especiais que são utilizados na produção.

O estilo Tokusatsu é largamente utilizado para séries de ficção científica, fantasia e terror, muito embora de tempos em tempos surjam Tokusatsus que aparentemente não se encaixem em nenhuma dessas categorias.

Existem vários tipos de Tokusatsu, vamos nos ater aos mais populares, tanto no Japão, quanto no mundo:

Kaiju

Só falam dos bonitos. Mas eu sou bonitão!

Kaiju (怪獣) pode ser traduzido literalmente como “Monstro misterioso”. Como o nome bem já explica, a série/filme foca nas feras monstruosas e monstros gigantes (大怪獣 – lê-se daikaijū).

Exemplos de Kaiju são o famoso Godzilla, Ultra Q e Gamera.

Mais em Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Kaiju

Super Sentai

Boukenger GO ON FIGHTING!

As séries Super Sentai (スーパー戦隊シリーズ, Sūpā Sentai Shirīzu) são um gênero de programas televisivos japoneses produzidos pela Toei e pela Bandai .

Já possui 33 anos de transmissões (sim, agora de Goranger até Battle Fever J são considerados super sentai!), um verdadeiro feito em se tratando de uma cultura que prima tanto pela modernização dos costumes.

Super Sentai significa, basicamente, Super por conta dos Mechas (Robôs gigantes) e Sentai seria algo como “esquadrão de luta”. Algumas vezes é traduzido como “Super esquadrão” ou ainda “Super equipe”.

Ou seja, várias pessoas juntas com robôs gigantes prontas para defender a justiça. YATTA! Mas tal definição deixa muito a desejar e diminui o significado da expressão, então fiquemos com o termo Super Sentai, right?

No Brasil foram exibidos algumas séries do gênero, quais sejam: Google V (1982), Changeman (1985), Flashman (1986) e Maskman (1987).

A equipe carismática de Megaranger!

Mais em Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Sentai

Metal Hero

Cybercops!

As séries denominadas Metal Heroes (メタルヒーローシリーズ Metaru Hīrō Series) são séries da Toei que focam, especialmente em heróis de armaduras futurísticas, normalmente metálicas (daí surgiu o nome), focando quase sempre na tecnologia utilizada para o bem. Normalmente são séries que focam em tramas espaciais ou policiais quem que o personagem principal é um andróide, um ciborgue ou até um humano que traja a armadura reluzente para proteger a humanidade.

O gênero começou em 1982 com a popular série Gyaban. Além da categoria principal, tem-se o sub-gênero denominado Rescue Heroes, como a série Winspector de 1990.

No Brasil foram exibidos Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Jaspion. Esse eu tinha até a lancheira que exibia com orgulho!

Mais em Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_Heroes

Henshin Heroes / Other heroes

Garooooooooooooooo! *Fan mode on*

Henshin (変身) significa “transformação”. Normalmente é utilizada e confundida com o gênero Metal Hero, contudo, melhor descreve as séries que não se encaixam em nenhum dos outros gêneros.

No Brasil foram exibidos National Kid, Lionman, Machineman, Bicrossers, Cybercops, Patrine e, atualmente, Ryukendo.

Kamen Rider

Isso que é um Kamen Ride!

Kamen Rider (仮面ライダーシリーズKamen Raidā Shirīzu), algo que pode ser traduzido como “série do cavaleiro/motoqueiro mascarado”) é um dos gêneros de tokusatsu mais populares. Iniciado em 1971 com a série Kamen Rider, em que, inicialmente se focava em personagens mutantes em forma de inseto. Passou por duas grande fases:

  • A Era Showa (1971, com Kamen Rider até 1987, com Kamen Rider Black/RX).
  • A Era Heisei (a partir de 2000, com Kamen Rider Kuuga).

Muito embora tenha acontecido esta certa ‘quebra de continuidade’, continuaram a ser feitos filmes durante a década de 1990 e, sobretudo, continuaram os quadrinhos (mangá) da série, que são igualmente populares.

A série Kamen Rider é considerada mais adulta e quase sempre mantém a mesma linha: uma pessoa se transforma no Kamen Rider (muitas vezes sem querer) e tem que aprender sobre os monstros e seus poderes. E claro, não esqueçamos das lutas de tirar o fôlego, as motocicletas (o que seria de um Rider sem sua moto?) e os famosos “Rider finishers”, que são as verdadeiras técnicas “apelonas” da série, como o super-utilizado “Rider Kick” (Não resisto: 1… 2… 3… RIDER KICK!).

No Brasil foram exibidos Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX, na finada (Deus a tenha!), Rede Manchete (que deixou muitos toku-órfãos).

Saudades do Black. E mais saudades ainda do Shadow Moon!

Mais em Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Kamen_Rider_Series

Ultraman

Ultraman Tiga

As séries Ultra (ウルトラシリーズ Urutora Shirīzu) são as produções de Tsuburaya Productions em que figuram o Ultraman, seus companheiros e os Monstros Ultra (muitos deles, diga-se). São verdadeiros “Heróis gigantes”, que partilham uma história similar de serem habitantes de outro planeta que chegam à Terra e usam seres humanos como seus hospedeiros. E sim: luta mais luta mais luta.

No Brasil foram exibidos Ultraman, Ultraseven, O Retorno de Ultraman e Ultraman Tiga.

Mais em Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Ultra_Series

Kyodai

Magma!

Kyodai significa basicamente “Hérois gigantes”, o nome, assim como quase todos os termos de Tokusatsu, diz tudo: Monstro gigantes enfrentando heróis gigantes.

No Brasil foram exibidos Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.

Lição #2: Americanização? Mas do que é que você está falando?

Nos Estados Unidos, as adaptações dos Super Sentais ganharam o nome “Power Rangers”, tendo basicamente os mesmo roteiros, mechas e roupas, diferenciando-se pelos atores e por algumas modificações, às vezes bem significativas, do roteiro original.

A última série de Power Rangers, sendo exibida nos Estados Unidos. “Power Rangers: RPM” usa como base o Super Sentai “Engine Sentai Go-onger”. Supostamente seria a última a se usar de um Super Sentai como base… Será mesmo?

Contudo, não é apenas o Super Sentai que sofre essa “americanização”, o gênero Kamen rRder e Metal Hero também ganharam versões. Tem-se o caso de VR Troopers, que utilizou as séries Metalder, Spielvan e Shaider como base, e a série Masked Rider que utilizou a série Kamen Rider Black RX, só para citar alguns exemplos. Atualmente podemos acompanhar na Globo, pelo horário da manhã, a adaptação americana de Kamen Rider Ryuki, “Kamen Rider Dragon Knight” ou, como ficou traduzido, “Kamen Rider, o Cavaleiro Dragão”.

Kamen Rider Dragon Knight? Ou deveria dizer… KAMEN RIDER RYUKI?

Assim, o que acontece é um certo “impedimento” para serem exibidas as séries de tokusatsu originais, visto que a verão americanizada torna algumas empresas (AKA DISNEY. LOL) as detentoras do direito de exibição, impedindo assim que as séries originais sejam televisionadas. Para os fãs de tokusatsu é uma lástima, o que faz com que procurem outros meios para assistirem as tão amadas séries originais.

Lição #3: Será que ainda há chance para o Tokusatsu no Brasil?

Go! Ryukendo Go!

No Brasil, contudo, conseguiu ser televisionado o Henshin Hero MADAN SENKI RYUKENDO pela Rede TV. Muitos fãs esperam que seja uma nova chance para o tokusatsu no Brasil (E torcemos para que seja comprado Tomica Hero: Rescue Force, fica a dica!). Para os fãs, fica a vontade de poder assistir um tokusatsu não americanizado nas telinhas.

Tomica Hero: Rescue Force. GO GO GO GO!

Além disso, estão sendo lançados boxes especais de DVDS. Caro que, como nem tudo é perfeito, a maior parte deles é passível de duras críticas. A esperança de todo Toku-fan é que isso vire coisa do passado e que os próximos DVDS a serem lançados respeitem os toku-fans.

Fica a dica para quem trabalha com isso: tokusatsu é um mercado ainda pouco explorado no Brasil. Mas não faltam fãs. Procure o fórum “Tokusatsu Brasil”. Procure comunidades de Tokusatsu no Orkut. Vá ao Anime Friends. Não vão faltar fãs de Tokusatsu ávidos por DVDs originais, por action figures, por S.I.C.s, por CDs de trilha sonora originais, por brinquedos temáticos (Eu mesma tenho uma coleção de morfadores e Kamen Rider Belts. Viu como todo mundo quer?)… Tendo o mercado, não irá faltar comprador. Então… O que está faltando mesmo?

Ninja Jiraya! Muita gente, como eu, ama Jiraya. Foi uma tristeza ver o que apontaram com os Boxes de DVD que muita gente estava esperando há DÉCADAS. Saudades dos VHS. Saudades da Manchete.

***

Bem, essa é a primeira matéria. Espero que tenham gostado.

See ya next time!

Jaa.

Anúncios

One Response to Glossário Tokusatsu

  1. sardinhaplanet disse:

    Meo deos, eu num sabia que existiam tantos generos diferentes o.o’
    Meu favorito eh Metal Hero /o/
    Qual deles? Bem, muitos, mas uma coisa é certa, não é o primo americano deles, o Robocop XD
    Tokusatsu aki no Brasil? Acho mais facil eu fazer um colant apertado pra mim, botar um capacete e dizer q sou o Super Ninja Sardin-oh e sair destruindo monstros por aí do que exibirem mais sentais por aki XD
    Junte-se a mim! XD
    Kamen Raider Black RX forever /o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: